segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sábado foi noite de cozinhar! E, ameeei!!! Resolvi fazer a batata röstie que estava prometendo e nunca fazia! Bem, fui ao mercado e comprei o que faltava e outras coisas mais. O freezer do apartamento estava em estado de calamidade, 1 bife e nada mais. Coitada da Arlete. Enrolei o máximo que pude para ver se ele ia ao mercado, mas nada!

Então, enquanto ele dormia no nosso futuro apartamento eu fui ao mercado. As nove liguei para acordar a coisinha e ele passou aqui em casa para me buscar.

Levei meus livros pra casa nova e ficamos arrumando na estante enquanto a água da batata fervia.


Ótimo!! Que felicidade, vamos ralar as batatas?

Putzz esqueci o ralador da minha mãe em cima da mesa, e agora??

Procuramos alguma coisa nos armários que pudesse servir. ACHAMOS!!! As lâminas de uma antiga centrifuga (da época da ex senhora Faria). Fiquei horas tentando ralar aquelas benditas batatas e não consegui. Ele teve que ralar pra mim. Enquanto montei e preparei todo o resto.



Tinha comprado no mercado um vinho que nunca havíamos tomado. VALPOLICELLA CADORO. Passei "horas" escolhendo esse vinho. Queria um vinho novo, adoro experimentar novos vinhos. Sempre compramos ou pedimos o Periquita, EA ou Casillero que são nossos preferidos. Ou um Tuniche quando queremos variar. Já havíamos experimentado um Valpolicella, mas não Cadoro.
Achei bom! Safra 2006, uvas Corvina Veronese e Rondinella, um vinho leve. Gostei da descoberta. Bom para um dia fresco.
A Batata ficou maravilhosa e a noite perfeita! Adoro quando ficamos em casa sem fazer nada, ou quando ele resolve dar uma ajudinha na cozinha!!
Vou postar a receita da batata aqui:
6 batatas médias
Margarina
Pimenta do reino, sal, orégano e azeite
Bacon cortado em quadradinhos
Um copo de requeijão tipo cheddar
Lavar bem as batatas e colocar em uma panela com água suficiente para cobri-las. Após ferver cozinhar por cinco minutos. (As batatas devem ficar pouco cozidas).
Esperar esfriar e enquanto isso...
Frite o bacon no seu própio óleo e depois escorra bem.
Descasque as batatas e passe no ralo grosso. Tempere com o sal, pimenta-do-reino, orégano e azeite.
Unte uma frigideira (daquelas antiaderente para ovo) com margarina e forre com uma camada de batata, inclusive as laterais. Leve ao fogo e espere criar uma casquinha. Jogue o bacon e o cheddar e cubra com mais uma camada de batata.
Coloque outra frigideira untada em cima e com cuidado vire.
Faça isso até estar moreninha.
Fica uma delíciiiia. Os recheios são variados de acordo com o seu gosto.
Bon apetit!!!

Um comentário:

  1. Oi, este vinho eu não conheço, vou procurar em Goiânia, se encontra-lo, vou compra-lo, ai então digo minha opinião! Se vc não se emportar, gostaria de trocar opiniões sobre culinaria com vc? Vou fazer sua receita de batatas e ... comenta-la depois... ai lhe envio o nome de um vinho que achei interesante e um prato p/ acompanha-lo e vc compra o vinho na sua cidade e faz a minha receita p/ ver se gosta , o que acha?

    ResponderExcluir